Buscar
  • Luiz Felipe Conrado de Lima

Tendências de tecnologia e indústria de construção para observar em 2019.


Construtores e empreiteiros que desejam manter contato com as últimas tendências da indústria da construção sempre se mantêm à frente de seus concorrentes. Aqui estão nove tendências que podem afetar a maneira como você aborda novos desafios de negócios em 2019.



Software avançado de gerenciamento de construção

Melhorando rapidamente nos últimos anos, o software de gerenciamento de construção agora vem em muitos pacotes acessíveis que agrupam software para licitação e estimativas, gerenciamento de projetos, pedidos de mudança, recursos humanos, programação, contabilidade, faturamento e muito mais. Em 2019, esperamos ver mais pequenas e médias empresas de construção usando soluções de software integradas diariamente.


Design verde ou Green Design

Em 2019 e em diante, espera-se que todos os projetos de construção incorporem elementos de design verde. Em sua essência, a construção ecológica visa criar projetos de construção sustentáveis ​​e ecologicamente corretos, incluindo todos os aspectos da construção, como planejamento, projeto, demolição e limpeza. Numa altura em que os edifícios envelhecidos tornam as novas construções essenciais, as práticas de construção ecológica podem ir muito longe no apoio ao ambiente, especialmente se soubermos que 20% das emissões globais podem ser adquiridas diretamente ao setor da construção.


Modelagem de informações de construção (BIM)

Nenhuma outra ferramenta única é capaz de aumentar a eficácia e colaboração na indústria da construção, como o BIM. Criando representações digitais de edifícios, tráfego e utilitários, o BIM é usado por arquitetos e engenheiros para prever custos de trabalho e simular durabilidade estrutural e de materiais ao longo do tempo. Muitas agências governamentais e de solicitação de propostas já a tornam obrigatória, pois muitas vezes insistem em entender o projeto inteiramente antes de investir. No entanto, o BIM não apenas melhora a colaboração, mas também reduz os custos de construção, permitindo um processo de construção mais rápido e seguro com menos acidentes.


Realidade virtual

Embora a realidade virtual tenha sido uma tendência emergente nos últimos anos, sua utilidade tem sido obscurecida ultimamente pelos usos e benefícios da realidade aumentada. A capacidade de ver uma imagem aprimorada por meio de uma lente de câmera é algo que certamente abrirá muitos novos horizontes para a indústria da construção. Para as empresas que podem pagar por isso, a realidade aumentada irá revolucionar a maneira como eles abordam os projetos - planejando e planejando novos sites antes que a primeira vala seja escavada.


Materiais e tecnologias sustentáveis

Muitas vezes associada à tecnologia verde, a sustentabilidade é definida como uma estratégia mais ampla de usar métodos e modelos de negócios que visam alcançar objetivos muito mais amplos, alguns dos quais incluem preservação do ambiente natural, uso eficiente de recursos e promoção de cultura empresarial responsável. Por exemplo, um edifício construído de forma sustentável pode ser projetado de forma a maximizar a luz natural. Por outro lado, a empresa para a qual você tipicamente encomenda produtos de concreto pode já produzir materiais de construção sustentáveis ​​e reciclados. Impulsionados por clientes milenares e com visão de futuro, as tendências sustentáveis ​​continuam definitivamente fortes em 2019.


Uso expandido de drones

Espera-se que uma nova tendência de usar drones na construção continue sendo uma das mais quentes inovações em 2019. Equipado com câmeras, FLIR e outros eletrônicos, os drones podem acessar locais remotos, coletar dados, concluir inspeções de segurança, capturar o progresso do projeto e muitas mais coisas. Pesquisadores, por outro lado, podem usá-los para criar imagens de mapeamento em 3D que podem ser usadas para zona de uma área. Uma vez que a ANAC comece a refinar os regulamentos relativos aos drones, sua usabilidade será solidificada ainda mais.



Aumento do uso de GPS

Embora as soluções de rastreamento por GPS não sejam novidade, agora elas estão sendo usadas de maneira mais engenhosa. A pesquisa, por exemplo, foi drasticamente aprimorada porque as equipes de terra não precisam mais usar equipamentos tradicionais de levantamento, enquanto os dados de locais de projetos em potencial podem ser coletados com rapidez e precisão. O GPS também pode ser usado com sucesso no gerenciamento de frota, permitindo que os gerentes de projeto "vejam" onde seus veículos estão em um determinado momento.


Elementos modulares e pré-fabricados

Na construção residencial, a construção modular é especialmente interessante para jovens profissionais e millennials que trabalham em casa e não têm problemas em procurar novas moradias fora das áreas metropolitanas congestionadas. Casas modulares que são construídas externamente reduzem o impacto na paisagem e proporcionam uma maneira muito mais rápida de desenvolver novas áreas residenciais. Dessa forma, a construção de uma nova casa já pode começar fora do local, enquanto as autorizações e finanças estão sendo finalizadas, sem interferência legal. Além disso, casas modulares são menos caras de construir, já que as equipes já estão familiarizadas com a montagem.


Tecnologias móveis e na nuvem

O fato de os dispositivos móveis agora poderem armazenar quantidades virtualmente ilimitadas de informações e acessá-las a qualquer momento tem muitas vantagens para o setor de construção. Os gerentes de projeto podem usar essa tecnologia para compartilhar os detalhes da construção instantaneamente, o que representa cerca de um décimo do que o compartilhamento via tecnologias mais antigas custa. Tais como velocidade e eficácia no fluxo de informações podem dar às empresas uma nova vantagem competitiva.


Essas tendências na construção não apenas beneficiam diretamente as empresas individuais, mas também podem ajudar a impulsionar toda a indústria. Se você está planejando melhorias para sua empresa este ano, considere implementar uma delas.


JOHNSTON, Mark. Artigo de autoria de Mark Johnston (Australia), publicado no dia 04/03/2019 em BIMCommunity. https://www.bimcommunity.com/news/load/1087/construction-technology-and-industry-trends-to-watch-in-2019


25 visualizações

Contato: +55 71 99184 4020

©2019 por AMAISU Arquitetura. Todos os direitos reservados.

  • @amaisuarq
  • @amaisuarq